Bom dia visitante! Efetuar login
Bom dia visitante! Efetuar login

Notícias

Voltar ao menu

09/09/2016 - ILP realiza palestras de Introdução à Língua Brasileira de Sinais

O Instituto do Legislativo Paulista realiza, na próxima segunda, 12/09, a primeira palestra de “Introdução a Libras – Língua Brasileira de Sinais”, que será realizada às 19h00 no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Já a segunda aula, realizada no mesmo horário e lugar, será no dia 26/09.
A palestra é aberta para surdos e ouvintes e tem como objetivo abordar a influência da língua de sinais francesa e a Libras (a língua brasileira de sinais), além de abordar características particulares da comunicação do surdo em situações do dia a dia, promovendo uma maior integração por meio da comunicação.
 
No Brasil, segundo a ADAP (Associação de Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear), 1,7 milhões de pessoas têm grande dificuldade para ouvir (o que é classificado como deficiência auditiva severa), 344,2 mil brasileiros são surdos e 7,5 milhões apresentam alguma dificuldade auditiva. Apesar dos números expressivos, a Libras, língua oficial usada pelos surdos, ainda é pouco difundida no país.
 
Para Karina Zonzini, intérprete de Libras e professora das palestras que serão realizadas no ILP, é necessário que haja uma maior integração e acessibilidade para que os surdos tenham maior qualidade de vida, pois, apesar dos surdos lerem em português, essa não é sua língua nativa. “Não devemos achar que os surdos têm que falar português. Somos nós que temos que entrar no mundo deles e se alfabetizar em Libras”. “É necessário se colocar no lugar do outro: a surdez é uma deficiência invisível. Nós sabemos quando a pessoa é cadeirante ou deficiente visual. Um surdo, nós não sabemos. E se um surdo entra na fila preferencial do banco, há um grande estranhamento, justamente porque a deficiência não é aparente”, ela completa.
 
A Libras é considerada uma língua oficial, e não uma linguagem, pois possui gramática, léxico e estrutura própria, e seu aprendizado é semelhante às outras línguas usuais. Para Zonzini, “A forma de aprendizado da Libras depende da persistência, rotina de estudo e contato com pessoas que usam essa língua, pois se você não pratica, irá esquecer da mesma forma.”
 
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas para cada uma das aulas (são duas no total), no site do ILP: WWW.al.sp.gov.br/ilp. Haverá a emissão de certificado e a palestra, além de ser presencial, também será exibida online no portal da ALESP. 
 
Curta as redes sociais do ILP para receber as novidades! 
Facebook: /ILP.instituto
Twitter: @ilpsp
Youtube: Instituto do Legislativo Paulista
 
Av. Pedro Álvares Cabral 201- Subsolo - tels: (11) 3886-6945/6946
© Afalesp 2017 – Todos os direitos reservados